Você já sabe o que são as Parklets? São pequenas praças públicas implantadas numa área antes destinada a uma vaga de carro.

Os parklets começaram nos Estados Unidos, na cidade de São Francisco, Califórnia, no ano de 2005. Hoje em dia, os parklets estão espalhados por diversos lugares do mundo e vêm qualificando o espaço público com variados designs e materiais, versões de mobiliário urbano como: bancos, mesas, bicicletários, área para animais de estimação, totens de energia solar, lixeiras recicláveis, etc…

Na cidade de São Paulo, por exemplo, já são mais de centenas de parklets encontrados pelos bairros da cidade, principalmente próximo a estabelecimentos comerciais.

Selecionamos aqui, 10 parklets que consideramos geniais, tanto pelo design, pelo material escolhido, como por sua proposta do uso do espaço!

01 – Fresh Air Squares, Londres, 2015 – WMB Studio

ideias-de-parklet1

Este micro-parque portátil substituiu duas vagas de carro padrão, proporcionando um espaço verde urbano, pois o banco continuo é envolto com um canteiro de plantas ornamentais. Este parklet, além de trazer um local de bem-estar público, ajudou a quebrar a paisagem cinza da cidade de Londres e melhorar a qualidade do ar.

A intenção dos arquitetos foi criar um banco escultural singular no qual os canteiros de plantas e pequenos espaços públicos, que em inglês são chamadas de “buffer zones”, ocorrem e se sobrepõem por meio do design, incentivando os pedestres a pararem e usufruírem do espaço. O entrelaçado assento e os canteiros de flores, fornecem uma “zona tampão” para calçada movimentada, criando uma extensão orgânica do pavimento. Os materiais são de baixo custo e fora do comum, com o banco e os elementos de base construídos inteiramente de tábuas de andaimes.

02 – Ourcadia, São Francisco – Califórnia, 2013 – Ogrydziak Prillinger Architects

ideias-de-parklet2                  

O nome dado ao parklet vem do grego, Arcádia, um país imaginado na mitologia Grega onde reinava a felicidade, a simplicidade e a paz.  Um ambiente idílico habitado por uma população de pastores que vivem em comunhão com a natureza, como na lenda do nobre selvagem.

O Ourcadia é uma paisagem sintética que substituiu duas vagas de carro, no localizado bairro de Tenderloin, centro de São Francisco (EUA). O projeto foi possível graças a uma campanha de base que se juntou para injetar uma lembrança da natureza em um dos bairros mais densos da cidade. Eles estavam procurando um espaço comunal informal e um pedaço de selvageria para neutralizar as faixas da cidade de concreto, tijolo e aço.

Este parklet serviu como um mini parque modelo incompleto que dialoga com esta fantasia. As formas orgânicas oferecem uma fatia de “natureza” em contraste com a geometria regular da paisagem urbana, enquanto as superfícies inclinadas variadas estão abertas à interpretação no que diz respeito ao uso. As camas levantadas do jardim envolvem duas áreas de assento, criando desníveis verdes como se tivessem imersos em um canyon afiado de ponta. Inicialmente plantado com erva para permitir que o solo se assente, o parklet é agora uma paisagem variada de gramíneas altas tolerantes à seca, plantas suculentas e comestíveis.

ideias-de-parklet2a

 

3 – Boston University Parklet, 2014 Boston, Estados Unidos – Interboro Partners

ideias-de-parklet3

Para atender às exigências da cidade de que o parklet fosse leve, barato e flexível, a Interboro projetou o bloco “ad-bloc” – um bloco de construção de plástico que é durável, fácil de instalar, fácil de manter e de encaixe simples, possibilitando inúmeras configurações. Foi um dos Parklets pilotos da cidade de Boston.

Os Ad-blocs são feitos de plástico durável e podem ser preenchido com água para torná-los pesados e estáveis, podendo ficar dispostos em uma variedade de configurações: podem ser colocados lado a lado, perpendicularmente ou empilhados, para criar uma ampla gama de áreas de assento. Um tamborete, que funciona como um vaso, funciona como uma cavilha de bloqueio para manter os blocos juntos.

4 –  Sunset Parklet, 2014 São Francisco – California, Estados Unidos – INTERSTICE Architects

ideias-de-parklet4

O Parklet Sunset consiste em quatro tiras de madeira que ondulam ao longo de seu comprimento, formando assentos, mesas e plantação nativa. O ambicioso programa inclui assentos para comer, um espaço de reunião da comunidade e um componente de estacionamento pesado para bicicletas, cães, jogos.

A sustentabilidade e a construção de baixa tecnologia foi pensado desde o início de sua concepção, ao mesmo tempo um design singular, brincalhão e envolvente para todos os seus diversos usuários e uma série de atividades sazonais, dia e noite.

A topografia em contraste com a grade regular da rua tornou-se uma metáfora orientadora para o desenvolvimento do projeto. Apesar da trama de ruas regulares, a topografia de São Francisco é famosa por suas ondulações (como ondas ou dunas de areia). Quatro ruas cortadas de diferentes partes do tecido da cidade dificilmente se confrontariam quando colocadas uma ao lado da outra. Eles iriam criar justa-posições ao longo de suas bordas seccionais, e isso se tornou o dispositivo operacional para que esse parklet fosse articulado.

5 – Redesenhar Gertrudenkirchhof –Kontor Freiraumplanung  2006

ideias-de-parklet5

Gertrudenkirchhof é uma praça na cidade de Hamburgo, um valioso componente da rede de espaços públicos da cidade. A situação da praça é uma conjunção entre a dinâmica urbana e o público. O projeto foi orientado com base nos elementos históricos da praça. Existe uma diferença de nível de 2,5 m entre as ruas Rosenstrasse e Lilienstrasse. Para compensar essa diferença  foram construídos 7 degraus, assim formando uma elevação da Rosenstrasse.

O parklet aqui é um mobiliário urbano continuo saindo da Rua Gertrudenkirchhof e encontrando–se na praça, formando uma espinha dorsal espacial. A alta cobertura é criativamente suportada por uma disposição linear dos móveis, compostos por bancos e tamboretes. Banco e cerca vivas altas são definidos levando em conta a iluminação direcionada.

ideias-de-parklet5a

6 – Delfina Parklet , São Francisco California – Siol Studio

ideias-de-parklet6

Esse parklet, feito em concreto, está em frente ao restaurante Delfina. Este parklet acabou se tornando uma forma dos clientes usufruírem do espaço como uma área de espera. Seu design minimalista proporciona um desenho continuo de bancos e floreiras. Foi uma das primeiras áreas de “mini-parques” do bairro Pac Heights, em São Francisco.

 ideias-de-parklet6a

7 –  Andersonville Parklet – Chicago Moss Architecture & Studio Murmur

ideias-de-parklet7

Andersonville Parklet é o primeiro parklet permanente de Chicago. O parklet ocupa duas vagas  de carro em Clark e Farragut e serve como um retiro verde no denso distrito comercial de Andersonville. As comodidades do parque incluem um jardim de ervas, plantas nativas do Illinois, bancos embutidos, estacionamento para bicicletas e uma colina plantada para descansar. Moss Design liderou os esforços de design e ajudou a levantar dinheiro para o parque através de uma campanha Kickstarter e recebeu financiamento adicional da Andersonville Development Corporation. “Eu acho que vai criar um ambiente mais amigável para pedestres e ciclistas, que vai ajudar as pequenas empresas e todos os outros. A arte de sentar e fazer muito pouco é essencial para a nossa saúde”, declara Matt Nardella, da Moss Architecture. Os elementos do mini parque foram fabricadas pela Demeter Millwork e revestidas com painéis de PEAD reciclados (feitos de jarros de leite reciclados) doados pela Loll Designs de Duluth, MN e Intectural e os perenes nativos vieram de Gethsemane Garden Supply.

ideias-de-parklet7a

8- U-haul Parklet, 2015  – Parklet II – Norfolk , Virginia EUA

ideias-de-parklet8

A equipe parklet II se reuniu no 757Makerspace em um dia  e construiu este parklet em madeira com 50% do seu espaço coberto. A tinta azul utilizada na base do parklet é fluorescente e brilha de noite!

9- Parklet em São Francisco – Califórinia – Estados Unidos

ideias-de-parklet9

A empresa de Arquitetura Matarozzi Pelsinger Design + Build, criou esse parklet em São Franciso, com muitos espaços para se sentar e uma variedade enorme de plantas, criando assim um paisagismo incrível, dando um toque de natureza para a cidade cinza.

10- Cameron Helland, Sagan Piechota Architecture, 2014 

ideias-de-parklet10

O Parklet Reveille Coffee foi projetado pela Cameron Helland e Sagan Piechota Architecture em 2014. Está localizado na Avenida Columbus 200 em um topografia tanto quanto desafiadora, entretanto o resultado foi espetacular pois o parklet se encaixou perfeitamente no declive da mesma. Se tornou uma extensão para os frequentadores do café e para os moradores da região.