O que é parklet?

Você sabe realmente o que são os parklets?

Afinal, o que é parklet? O parklet  é um mobiliário urbano instalado em uma área de uso público. Ele pode substituir uma ou até duas vagas de automóveis, desde que esta vaga não esteja em uma esquina, ou seja destinada para idosos ou táxis. No Brasil, além dessas regras, os parklets precisam estar a quinze metros de distância da esquina entre uma via e outra e devem ter 50% da sua área total permeável. Por isso o paisagismo é fundamental.

Os parklets são como mini praças e seu material e design é variado: pode ser feito de madeira, material reciclável, ferro, plástico, colorido ou monocromático. O material escolhido para o parklet, todavia, deve ser resistente a área descoberta: chuva, sol, sereno, etc.

O que é Parklet – Onde surgiram os primeiros Parklets?

Os primeiros parklets surgiram na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Os parklets foram pensados para áreas com alta densidade urbana, como forma de respiro às pessoas, um lugar de lazer e contemplação.

Dentro dessas minis praças, além de bancos e cadeiras, pode haver bicicletarios, áreas para prender coleiras de animais de estimação, coleta seletiva de lixo, totens de energia solar e hortas comunitárias. O parklet é feito para os cidadãos pedestres!

Qualquer cidadão pode pedir a instalação de um parklet em sua rua de residência ou estabelecimento comercial na prefeitura regional de seu bairro.

O que é Parklet? – Parklets no Brasil

Na maioria das cidades brasileiras, o parklet pode permanecer por até três anos. Independente desse tempo, ele deve ser de fácil instalação e remoção, sem danificar a rua e calçadas.

Essa nova maneira de apropriação do espaço público é também um incentivo à mobilidade urbana e à sustentabilidade. O Parklet, em certa medida, incentiva a redução do uso do automóvel na cidade, tornando-a mais convidativa aos seus cidadãos. O espaço antes ocupado por um ou dois carros passa a ser um local onde as pessoas podem relaxar, estacionar suas bikes ou simplesmente conversar com os amigos enquanto tomam um suco. Os parklets acabam proporcionando espaços de lazer para as pessoas. Em áreas próximas a escritórios e restaurantes, os parklets tornam-se uma alternativa para a pausa para o café na hora do almoço ou no fim da tarde.

Desde que os parklets começaram a ser instalados no Brasil, houve quem fosse a favor e quem fosse contra. Quem é contra a instalação do parklet costuma reclamar do barulho causado pelos usuários após as 22h00 e da sujeira gerada. A verdade é que muita gente ainda não sabe o que são, muito menos que por serem áreas públicas, essas pessoas poderiam usufruir dos Parklets também.

Algumas cidades, como São Paulo (capital), estão procurando informar o que é um parklet aos cidadãos, por meio de publicações da internet e panfletos. Você pode consultar a legislação e o custo de instalação de um parklet neste artigo.

Algumas regras de instalação, uso e manutenção dos parklets também estão sendo revistas por meio de pesquisas realizadas pela prefeitura de São Paulo com a população da cidade.

O que é parklet – Os Parklets e a ideia de sustentabilidade

Vale lembrar também que para se aprovar a instalação do parklet na prefeitura, o cidadão que faz a solicitação, chamado de cooperante, deve apresentar um projeto técnico, respeitando todas as regras de acessibilidade e instalação exigidos pela prefeitura junto com um Registro de Responsabilidade Técnica assinado e emitido pelo CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo, ou pelo CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Já imaginou como seria parklet a cada rua que você passa todos os dias? Ou em frente ao seu restaurante ou café preferido? Com a inserção do parklet na paisagem urbana, o trajeto de todo pedestre fica mais colorido e divertido!

Agora que você já sabe o que é um parklet, pode conferir algumas ideias de parklets no nosso artigo.

ideias-de-parklet1

 

Para quais estabelecimentos comerciais interessa?

Cafeterias

Nada como mesinhas externas para atrair as pessoas que passam em frente. Aumente o fluxo de pessoas na frente de seu estabelecimento comercial.

parklet-cafeteria

Sorveterias

Forneça um espaço agradável para as pessoas que passam pela sua calçada.
IMPORTANTE: Lembre-se que os espaços são públicos e não devem ser limitados ao mantenedor e seu público.

parklet-sorveteria

Bares

Garanta uma experiência ainda mais incrível para potenciais clientes. Crie um espaço externo para eles se divertirem com seus amigos e familiares.

parklet-bares

Restaurantes

Crie espaços externos agradáveis às pessoas que frequentam a região. Elas poderão se tornar consumidores do seu Restaurante. Proporcione um espaço de convivência para “fila de espera” ou mesmo para fumantes.

parklet-restaurantes