O Parklet da Avenida Beira Mar em Fortaleza foi instalado em Junho de 2014 em uma parceria da Prefeitura e das Arquitetas Laura Rios e Liana Feingold, ambas da empresa Estar Urbano. O conceito do Parklet é a transformação de espaços destinados aos carros em áreas públicas de lazer e convívio. Portanto, são áreas contíguas às calçadas, onde são construídas estruturas a fim de criar espaços democráticos para a sociedade onde anteriormente havia vagas de estacionamento de carros.

parkletbeiramarfortaleza1

A iniciativa surgiu a partir da necessidade de se criar áreas verdes e públicas na cidade, qualificando o uso do solo urbano, proporcionando respiros para a comunidade local e para os visitantes. O espaço geralmente é composto por um deck, proteção lateral, mobiliário urbano e paisagismo. Alguns itens podem ser adicionados ao parklet, agregando valor ao mesmo, como: iluminação, bicicletário, pergolado, carregador de celular, placa solar, equipamentos de ginástica para área externa…

A implementação dos parklets colaboram com a acessibilidade e mobilidade urbana na cidade através de espaços que promovem a interação entre a cidade e os pedestres. A escala urbana é então priorizada e projetada para os pedestres e não para os automóveis.

O primeiro Parklet surgiu em São Francisco-Estados Unidos em 2011, como um projeto piloto da cidade, porém o sucesso foi tanto que se tornou parte da legislação da mesma, sendo implementado em seguida em outras cidades e em outros países posteriormente.

parkletbeiramarfortaleza2

No Brasil, o conceito chegou em 2012 em São Paulo, gerando a implementação do primeiro parklet em 2013. O mesmo foi uma ação experimental que obteve aprovação da sociedade como um todo e logo depois os parklets foram regulamentados na cidade.

O Parklet da Avenida Beira Mar em Fortaleza reutilizou os materiais da instalação do Pátio dos Ventos, o primeiro parklet de Fortaleza, que fez parte da Casa Cor Ceará 2013. Na época, o equipamento foi instalado na entrada do evento. O parklet também se tornou palco de atividades culturais para os moradores e turistas de uma das avenidas mais famosas de Fortaleza.

parkletbeiramarfortaleza3

A regulamentação da implementação dos parklets na Capital foi realizada em 2015 pela Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente. Esse tipo de equipamento público já está contemplado no novo Código de Obras do Município. Também foi criado o “ Manual dos Parklets de Fortaleza” que auxilia no processo de ideação, construção, instalação, manutenção e gestão dos parklets, que pode ser consultado neste link.

Segundo o Manual dos Parklets de Fortaleza, o parklet é um equipamento temporário e pode ficar instalado durante dois anos, podendo obter prorrogação de mais dois anos depois, totalizando em quatro anos. Já os objetivos da implantação do mesmo são: aumentar o número de espaços públicos em Fortaleza, promover espaços de convivência no meio urbano, promover espaços mais seguros e incentivar a utilização de transporte público e/ou não motorizado.

O Parklet é uma das formas de reinventar a cidade e criar novos significados e relações entre o cidadão e o espaço urbano, permitindo que a arquitetura e urbanismo sejam valorizados e respeitados.

parkletbeiramarfortaleza4