parklet-jameson-vito

O restaurante italiano Vito, do chef André Mifano, localizado na Rua Isabel de Castela, 529 – Vila Madalena – SP, recebeu a instalação de um parklet em setembro de 2014. Após o lançamento do Jameson Food Truck, em 2013, em parceria com o chef André Mifano, o whiskey irlandês Jameson idealizou uma nova alternativa para o uso e ocupação do espaço público na cidade, o Jameson Parklet.

Inicialmente a duração do projeto do parklet era de apenas um ano. Neste primeiro ano, ele teve como patrocinador a Jameson. Já nos anos seguintes a Tanquery, empresa de gin escocês, foi quem assumiu essa posição em parceria com o restaurante Vito. O parklet foi o terceiro a ser instalado pós –decreto da prefeitura de São Paulo, que hoje possui um Manual de instalação de Parklets.

parklet-jameson4

A arquitetura do projeto urbanístico e a implementação do parklet foram realizados pela empresa Contain.it, dedicado a pessoas que queiram relaxar e curtir uma área verde de espaço público da cidade.O objetivo é contribuir na melhoria da paisagem urbana e na interação social no local.

Além de seu mobiliário urbano, o parklet possui um jardim de ervas que é mantido pelo chef André Mifano e tem como conceito servir a própria cozinha do restaurante Vito e as pessoas que por ali passam. É também uma iniciativa de conscientizar as pessoas a cuidarem da cidade como um todo e dos patrimônios públicos que nela existem.

parklet-jameson1

Antes aquela metragem quadrada era utilizada apenas como vaga de carro e após ser convertida em parklet, tornou-se uma área verde de convívio para várias pessoas que circulam pela calçada, clientes do restaurante Vito e moradores da região. Esse é o conceito de qualificar o uso do solo de maneira democrática e sustentável.

A ideia de implantar o parklet foi do próprio chef de cozinha do restaurante Vito “Não aguentava mais os carros na frente do Vito. E esse é um
jeito de reunir as pessoas.” O restaurante também já não tinha serviço valet há algum tempo. “Se o cliente pegar um vinho e sentar lá, ótimo”, diz André Mifano.

parklet-jameson3

O conceito dos parklets tem sido recebido com muita simpatia por donos de bares, restaurantes e outros tipos de estabelecimentos comercias. Em Nova York, a Secretaria de Transportes divulgou um relatório que mostra que as ruas que possuem parklet tiveram aumento de 14% no consumo do comércio. A economia acaba crescendo não só em frente ao estabelecimento que foi instalado o parklet, mas também em toda a rua.

Lembrando que os parklets em São Paulo podem ser solicitados tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas. Podem ser instalados em diversos lugares, tanto em frente aos estabelecimentos comerciais como também em frente aos edifícios residenciais.

parklet-jameson5
As normas e regras estabelecidas para a implantação dos parklets estão no “Manual Operacional para Implantar um parklet em São Paulo”. Para solicitar a instalação de um parklet, é necessário ir até a Prefeitura Regional do local e apresentar o projeto completo e a documentação exigida.

parklet-jameson2